Um pouco sobre o GR ( Ginastica Rítmica )
Local
Uma apresentação de ginástica rítmica acontece, normalmente, em um ginásio fechado, sobre um tablado quadrado de 13 m por 13 m, que deve ser totalmente utilizado pelas competidoras durante a seqüência para uma melhor pontuação.
Técnicas
Existem algumas regras básicas e gerais para uma apresentação de ginástica rítmica. Ao contrário do que acontece nas disciplinas artísticas, a graciosidade e a beleza dos movimentos das atletas também contam na avaliação dos juízes.
Existem algumas regras básicas e gerais para uma apresentação de ginástica rítmica. Ao contrário do que acontece nas disciplinas artísticas, a graciosidade e a beleza dos movimentos das atletas também contam na avaliação dos juízes.
Além disso, as ginastas devem escolher bem a música de fundo, pois a interação dos movimentos com o som ambiente influencia para a pontuação. Nas apresentações em conjunto, também contam a sincronia e o entrosamento das ginastas.
A parte técnica da avaliação, porém, não é tão simples. Existem alguns movimentos básicos de corpo, feitos com a maioria dos aparelhos, como a atitude, a flexibilidade e a onda, o moinho, o pivots e os véus.
Na atitude, a atleta se posiciona sobre uma das pernas e levanta a outra. Na flexibilidade e na onda, a ginasta movimenta seu corpo imitando uma onda.
No moinho, ela consegue, com a ajuda de aparelhos como as maças e as cordas, formar um círculo à sua volta com os movimentos dos braços. Uma rotação de 360º sobre um pé só é conhecida como pivots. Os movimentos de rotação de uma corda (em torno do corpo da atleta) são conhecidos como véus.
Esses movimentos básicos, no entanto, unem-se a outros, de acordo com o equipamento específico utilizado na apresentação. Com a corda, elas normalmente fazem círculos, balanços, figuras no ar (geralmente na forma de um “oito”), lançamentos e capturas do acessório. Com a bola, o peso do equipamento faz com que o próprio corpo da ginasta se torne a principal forma de pontuação. São comuns giros com a bola no chão.
Com as maças, os mais comuns são os moinhos, os círculos no ar, os lançamentos e capturas e as batidas rítmicas. No arco, as grandes novidades são os rolos e as rotações do equipamento no corpo da ginasta, que podem acontecer nos pulsos, nas pernas e na cintura, entre outros locais.
O material que produz o melhor efeito visual, porém, é a fita. Com ela, as ginastas costumam realizar desenhos no ar, balanços, lançamentos e capturas e espirais, sendo que o acessório deve estar sempre em movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário